sábado, 9 de junho de 2012

Cinema educativo


Depois de termos dado o tema “transmissão da vida”, no dia 28 de Maio em CFN, visionámos o filme “ My Sister’s keeper”( Para a Minha Irmã).
Trata-se de um filme emocionante, educativo e didático. A história centra-se à volta de Kate Fitzgerald, jovem de 15 anos que tem uma leucemia incurável desde os 3 anos de idade, e de Anne Fitzgerald de 11 anos que foi concebida “in vitro” para ser geneticamente compatível com a irmã. Com intuito de solucionar os inúmeros problemas que vão surgindo na saúde da irmã, consequência da sua doença, Anne vê-se obrigada a doar um rim à irmã quando esta começa a sofrer de insuficiência renal. Com esta intervenção, a vida de Anne ficará limitada assim ela recorre a um advogado para obter a emancipação médica e direitos sobre o seu corpo, mesmo que isso implique não ajudar mais a irmã. A família tenta a todo o custo sobreviver à doença de Kate.
A mãe recusa perder a filha e faz um esforço quase sobre humano para a salvar. Pouco a pouco a família quebra os seus alicerces, mostrando os sentimentos mais profundos e angústias de cada um.
Em conclusão a história levanta uma série de questões éticas, jurídicas, científicas e médicas quando Anne recorre a um advogado, depois da irmã lhe pedir que está farta de sofrer e prefere morrer.
 O filme é muito interessante porque toda a família se envolve para salvar Kate, é como se um coração só batesse, é  triste porque pode ser uma história verídica,  as lágrimas escapam-nos, a família fica em sofrimento quando toma consciência que Kate vai partir e demora alguns anos a superar a dor por perda deste ente tão querido.

É um filme para RELEMBRAR SEMPRE!



Clica na imagem para veres o filme no Youtube




Aprende a Comunicar !


No dia 7 de Maio, na aula de CFN, a senhora enfermeira Susana Saruga e a psicóloga estagiária do centro de saúde, Dianne, fizeram uma apresentação sobre o tema “A Importância de Comunicar”. Nesta comunicação foram abordados temas como, violência no namoro, tolerância e bullying. A seguir realizámos um debate discutindo estes temas, pois estas realidades têm vindo a crescer na nossa Sociedade. Por último  fizemos alguns jogos  envolvendo várias formas de comunicar. Foi uma sessão bastante interessante.


A Garrafa Fumadora


No dia 30 de Abril a turma Pief realizou uma atividade experimental – “ A Garrafa Fumadora” em que esta simulava o que se passa nos nossos pulmões quando fumamos. Na experiência os nossos pulmões são substituídos por algodão, estes com o fumo do tabaco, passado algum tempo, ficam negros. Com este tipo de atividade aprendemos que o tabaco contém substâncias como a nicotina, naftalina, acetona, terebentina, amoníaco e fósforo P4/P6, substâncias bastante tóxicas que provocam graves doenças. Gostámos muito de realizar esta experiência e deixamos algumas imagens que nos levam a pensar…



O Tabaco Faz Mal … Então Porque Continuamos a Fumar?


Na aula de CFN, no dia 23 de Abril, tivemos a visita da senhora enfermeira Susana Saruga e da psicóloga estagiária do centro de saúde, Dianne, que nos fizeram uma apresentação sobre o tema “Os Malefícios do Tabaco”. O tabaco é a principal causa de morte prematura e pode-se evitar, modificando o comportamento em cada um de nós. Calcula-se que cada cigarro diário reduz um ano na esperança de vida de um fumador regular.
A nicotina, um dos principais componentes do tabaco leva a um aumento da pressão arterial, risco do cancro no pulmão, bronquite crónica, angina de peito, tumor na laringe, da boca, língua e aumenta o risco de morte fetal, de recém nascidos. A única coisa possível para proteger a saúde é deixar de fumar. Deixar de fumar completamente de um dia para o outro, é muito difícil.
Apesar de 90% das pessoas que deixaram de fumar, o voltarem a fazer, 70 em cada 100 que falharam à primeira tentativa, conseguem-no mais tarde.

Vale a pena tentar!!!



Uma tarde na Proteção civil


No dia 16 de Abril na aula de SHST, a turma Pief foi visitar o edifício da Proteção Civil de Évora. Nesta atividade, o nosso guia foi o Sr. comandante José Ribeiro, que nos falou dos objetivos da proteção civil. Entre estes destaca-se a prevenção e atenuação de riscos em situações de acidente grave ou catástrofes, a minimização dos seus efeitos e ainda o socorro e assistência às pessoas quando determinadas situações acontecem. Explicou-nos, ainda, que as atividades da proteção incluem a prevenção, monitorização de riscos, bem como, a informação e a formação das populações. Esta organização assenta nos princípios da Prioridade, Prevenção, Precaução e Cooperação.
Para finalizar visitámos a sala de operações e comunicações onde nos explicou a sua funcionalidade.
Gostámos muito de realizar esta visita de estudo, pois nunca imaginámos que se tratasse de um trabalho com tanta responsabilidade.